Teste

sexta-feira, outubro 13, 2006

Projeto Puraqué realiza encontro em Santarém


Uma semana de imersão e troca de conhecimentos. Esse é o mote do I Encontro de Conhecimentos Livres do Baixo-Amazonas, evento organizado pela equipe da CulturaDigital do Ministério da Cultura em parceria com os Pontos de Cultura deAlter-do-Chão, Aritapera e do Projeto Puraqué – Software Livre e Cidadania, que serealizará de 16 a 21 de novembro nas instalações do ILES/ULBRA.
O encontro terá comoobjetivo principal incentivar o intercâmbio entre os Pontos de Cultura da regiãooeste do Pará com os telecentros, e projetos de inclusão digital desenvolvidos naregião, além estimular o debate sobre o impacto das novas tecnologias na produçãocultural.Produção autônoma de mídia, generosidade intelectual, metareciclagem e softwarelivre são bases que sustentam o projeto dos Pontos de Cultura, iniciativa conjuntado MinC com a sociedade civil que até agora vem financiando 446 projetos espalhadospelo país, cada um deles recebendo um kit multímídia para produção audiovisual, alémde acesso a internet banda larga através do programa Gesac do Ministério dasComunicações.
A idéia é que esses pontos produzam sua própria mídia e possamdistribuí-la e compartilhá-la através da grande rede.A semana envolverá oficinas (software livre, vídeo, audio e produção gráfica, entreoutras), debates, mostra de vídeos e montagem de telecentros "metareciclados". AMetareciclagem (www.metareciclagem.org) é um conceito abarcado pelo Minc que visa iralém da inclusão digital, promovendo um reapropriamento tecnológico paratransformação social. Durante o encontro, os própios participantes serãoincentivados a reciclar computadores usados para a montagem de telecentroscomunitários com software livre.
Após essa fase os computadores serão pintados elevados para os telecentros. A idéia é que a tecnologia seja reutilizada pelaspessoas, e que os telecentros não sejam meros pontos de acesso à Internet, mas simlocais de produção de informação.A cultura de código abertoComo toda a produção das oficinas será feita em software livre, e todos oscomputadores a serem recebidos pelos pontos terão software livre instalado, um dosprincipais debates da semana será a aplicação desse modelo de código aberto (ondetodos podem modificar o software) para a produção de cultura.
Na quinta-feira, umagrande conversa se instalará no evento, com músicos, videoastas e produtores decultura em geral para se discutir questões como a flexibilização da propriedadeintelectual, novas formas de licenciamento e formas de produção colaborativa. Adiscussão é de suma importância para os Pontos de Cultura, já que o projeto prevê ointercâmbio e o compartilhamento de produções entre eles.O evento deverá receber 150 pessoas, dos Pontos de Cultura, e da turma dostelecentros e organizações envolvidas com inclusão digital.
Apesar do grande númerode participantes, o encontro será aberto para estudantes da rede pública municipal eestadual, das escolas que possuem telecentros, além de universitários dos cursosligados a tecnologia e educação, que poderão assistir a Mostra de Vìdeos, conheceros projetos, e eventualmente, participar de oficinas. No sábado, dia deencerramento, tudo que foi produzido durante o encontro será exibido para o públicoe no final deverá se realizar um "Livre PA", uma reunião de música, vídeo e arte,tudo feito ao vivo e de improviso, pelos participantes, por músicos e artistasconvidados.Já confirmaram, presença as caravanas de Alequer, Óbidos, Juruti, Belterra,Alter-do-Chão e Aritapera.A organização está recolhendo doações de computadores usados.
Quem quiser doaraquela máquina velha jogada no canto do quarto ou quiser saber mais informaçõessobre o encontro pode mandar um email para puraque@viamazonica.com ougama.puraque@gmail.com
← Anterior Proxima → Página inicial

1 comentários:

Unknown disse...

como é que faz participa desse encontro?