Teste

segunda-feira, novembro 06, 2006

Mestre Verequete recebe reconhecimento do Ministério da Cultura


Quando Mestre Verequete subiu ao palco para comemorar seus 90 anos, no projeto"Verequete: o Rei dos Tambores", não imaginava que o reconhecimento ganharia caráternacional.

A iniciativa, da Associação Amazônica de Difusão Cultural, Social eAmbiental, por meio do projeto Cultura Pará, da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD),deu visibilidade à carreira de Verequete, que no próximo dia 08 deste mês irá atéBrasília, Distrito Federal, para receber a Comenda de Honra ao Mérito Cultural,concedida pelo Ministério da Cultura.

Augusto Gomes Rodrigues, o Mestre Verequete,ícone da cultura paraense, irá receber a premiação das mãos do presidente daRepública, Luís Inácio Lula da Silva, e do ministro da Cultura, Gilberto Gil.

O idealizador do projeto, André Monteiro, diz que o sucesso das apresentações eexposições do trabalho de Verequete em diversos municípios paraenses, inclusive acapital, chamou a atenção do Ministério da Cultura.

Mais de 27 mil pessoas, cerca de9 mil apenas em Belém, assistiram aos shows do "Verequete: o Rei dos Tambores" ouvisitaram o ônibus-expositor do projeto Cultura Pará, da CVRD, que levou ao grandepúblico a verdadeira essência do carimbó, resgatado por Mestre Verequete em suascanções.

"Percebemos que um exemplo da música tinha um trabalho que estavaesquecido. Por exemplo, as obras de Verequete nunca mereceram partituras. Quer coisamais importante: um senhor de 90 anos deixar para as próximas gerações como tocar, eo que é o ritmo carimbó?", argumenta a gerente regional de Comunicação da CVRD, AidaBárbara Moreno, sobre o projeto, que ainda lançou uma coleção cd, dvd e livro sobrea carreira de Verequete, com distribuição em escolas públicas de todo o País.

O resultado do projeto surpreendeu a organização do evento, reconhece AndréMonteiro, e permitiu o acesso de milhares de pessoas à música essencialmentepopular, que está fora do mercado cultural, mas é de fundamental importância para asfuturas gerações.

"Verequete é, sem dúvida a mais importante figura da culturapopular paraense e amazônica. Precisamos de projetos como o Cultura Pará devalorização da nossa cultura", afirma Monteiro.

Acompanhando Mestre Verequete emBrasília estarão familiares, além de André Monteiro pela Associação Amazônica deDifusão Cultural, Social e Ambiental, e Aida Bárbara Moreno, representando o projetoCultura Pará, da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários: